Holding Financeira: vantagens e riscos do segmento

por | 15 mar 21 | Uncategorized | 0 Comentários

Para começar, devemos saber que uma holding é uma empresa que atua controlando outras companhias. Elas possuem participação majoritária as ações das empresas, mas não é um tipo de sociedade, mas sim uma forma de administração de grupos empresariais. 

E é muito fácil formar uma holding. As ações costumam ser compradas no mercado aberto e o consentimento dos acionistas da sociedade não é exigido. Além disso, é possível agrupar o capital das empresas que constituem a holding e suas subsidiárias, podendo realizar projetos de grande escala, voltados para aumentar a rentabilidade.

As holdings e subsidiárias ainda têm direito à economia de operações de grande escala, em que podem aproveitar vantagens de descontos baseados na quantidade de itens comprados. Uma holding também auxilia a manter o controle do grupo empresarial nas mãos do fundador. Os problemas de sucessão administrativa podem ser sanados com uma holding, já que é possível treinar os sucessores ou outros colaboradores da empresa para cargos de direção.

E falando em sucessão, os problemas relacionados a ela podem ser também minimizados através da holding, que proporciona uma melhor administração de bens, resguardando o patrimônio. Isso é uma das finalidades mais procuradas para evitar esse tipo de conflito.

Mas nem tudo são flores. Apesar dessas vantagens – e mais uma outra infinidade delas -, as holdings também apresentam diversos problemas, como o excesso de capitalização. Neste caso, os acionistas não teriam um retorno justo sobre o capital investido.

Há também o risco da concentração do poder econômico nas mãos de quem administra a holding e a manipulação, onde as informações sobre as subsidiárias podem ser utilizadas para ganhos pessoais (essas informações sobre o desempenho financeiro das subsidiárias podem ser utilizadas para fins de especulação).

Fraudes e desvios de poder também são problemas que podem ocorrer nas holdings, bem como o monopólio secreto, em que os concorrentes podem ser eliminados ou impedir a entrada de novas empresas.

Agora que você conhece mais um pouco dos prós e contras das holdings, você pode atuar ou se aprofundar neste ramo tão promissor.

Publicações relacionadas

Coworking: como é possuir um espaço desses?

Com certeza você já ouviu falar sobre coworking. Sim, são aqueles espaços compartilhados entre diversas empresas e profissionais, que nem sempre são do mesmo segmento. Mas a principal questão aqui é: como é, de fato, possuir um espaço desses? Ter contato com essa...

ler mais

Prorrogação do das

Resolução Nº 158, de 24 de março de 2021. Por conta da pandemia do COVID-19, a Receita Federal junto com o Ministério da Economia, sancionaram no dia 24/03/2021, uma medida para reduzir os efeitos do coronavírus em micro e pequenas empresas. Como informado, no Art. 1º...

ler mais

Coworking: como começar?

Para começar, é necessário saber uma coisa: o coworking é um local onde possa desenvolver sua atividade profissional, seja por um curto ou longo período. E esse espaço deve ter pelo menos uma área compartilhada entre várias pessoas, que deve ser de acesso público, mas...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami