Suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário – Reflexos no 13º Salário e Férias.

por | 19 nov 20 | Uncategorized | 0 Comentários

De acordo com a nota técnica publicada em 17/1120 – segue  abaixo o nova tratativa sobre:

 “Foi analisado os efeitos dos acordos de suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário sobre o cálculo do 13º salário e das férias dos trabalhadores.

Assim, esclarecemos, de acordo com a referida Nota Técnica que, para fins de cálculo do décimo terceiro salário e da remuneração das férias e terço constitucional dos empregados beneficiados pelo BEm, não deve ser considerada a redução de salário de que trata a Lei nº 14.020/2020.

Os períodos de suspensão temporária do contrato de trabalho, nos termos da Lei nº 14.020/2020, não deverão ser computados como tempo de serviço para cálculo de 13º salário e de período aquisitivo de férias, salvo, quanto ao 13º salário, quando houver a prestação de serviço em período igual ou superior ao previsto no § 2º do art. 1º da Lei nº 4.090/1962.

Contudo, de acordo ainda com a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, não há nenhum impedimento de que as partes estipulem via convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho, acordo individual escrito, ou mesmo por liberalidade do empregador, a concessão de pagamento do 13º ou contagem do tempo de serviço, inclusive no campo das férias, durante o período da suspensão contratual temporária e excepcional (art. 8º, § 1º da Lei nº 14.020/2020).

Veja a íntegra da NOTA TÉCNICA SEI Nº 51520/2020/ME

Fonte: Editorial Cenofisco

Em resumo, para os funcionários com contratos suspensos mas que trabalharam pelo menos 15 dias dentro do mês tem direito a 1/12 avos referente a esses 15 dias trabalhados para cálculo do 13º salário.

Por Suéli Oliveira

Publicações relacionadas

Parabéns, Juscon!

Garantir a segurança, agilidade e eficácia na administração de obrigações fiscais e assessoria contábil para os nossos clientes, transformando pessoas e empresas. Foi com essas diretrizes que a Juscon surgiu, em 1990, fundada por Juraci José Pereira. São 31 anos de...

ler mais

Vamos falar sobre planejamento sucessório?

Quando decidimos abrir uma empresa, logo aprendemos que temos que cumprir com diversas obrigações e arcar com responsabilidades que sequer imaginávamos. E uma dessas obrigações – ou responsabilidades, como queira – é tratar do planejamento sucessório. Mas o que é...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami