A importância das parcerias para um bom relacionamento

por | 26 maio 22 | Uncategorized | 0 Comentários

Saber trabalhar em conjunto é essencial em todas as etapas de nossa vida, e isso não poderia ser diferente quando falamos de parcerias entre empresas. Por essa razão, nesse texto buscamos explicitar algumas das vantagens que podem ser adquiridas com uma parceria, além de destrinchar os cuidados que precisam ser tomados.

Esteja cercado de boas relações

Realizar uma parceria significa estar sempre ligado a bons profissionais de sua confiança. Esse relacionamento agrega valor a sua empresa e permite que você expanda o seu networking. Entretanto, é importante lembrar que não se deve sair por aí fazendo parcerias com todo tipo de empresa. Quando você faz uma parceria, acaba relacionando a imagem do seu negócio com a do seu parceiro, e por isso, é importante sempre se relacionar com responsabilidade, afinal, você será afetado tanto positivamente quanto negativamente pelas ações do seu associado.

Trabalhe em torno de um mesmo objetivo

Com uma parceria, você conseguirá, junto com seu afiliado, trabalhar em torno de objetivos comuns, e constantemente vocês terão uma troca de benefícios. Com uma parceria bem planejada, todos saem ganhando. Mas lembre-se: a parceria não deve ser o foco principal para o desenvolvimento de sua empresa. Parcerias devem ser usadas como instrumentos que compõem parte da estratégia do seu empreendimento.

Parcerias podem funcionar de várias maneiras

Existem várias formas de realizar parcerias. Elas incluem a terceirização de atividades, a potencialização, as parcerias com fornecedores, e qualquer outro arranjo que seja benéfico para ambas as partes.

Com a terceirização, você estará delegando parte do trabalho para seu parceiro, e com isso, reduzirá seus custos, sua mão de obra, além de diminuir eventuais cargos operacionais.

Além disso, existem parcerias que tem como intuito potencializar negócios pequenos de um mesmo ramo. Essas organizações fornecerão o suporte necessário para que você firme a sua marca no mercado.

Existem inclusive parcerias com fornecedores. De forma simples, você se aliará a uma outra empresa que possa fornecer a matéria prima para a confecção dos seus produtos. Esse tipo de acordo é bastante comum e costuma ser proveitoso para ambos os lados, já que uma parte está interessada em fornecer as mercadorias, e a outra necessita delas com constância para criação de seus produtos. 

Um exemplo disso seria a parceria que o McDonald’s tem com a Ovomaltine. A Ovomaltine fornece seus produtos para que o McDonald’s confeccione suas sobremesas. Nesse caso, se encaixa também o conceito Co-branding, que é quando duas ou mais marcas se unem para conquistar mais espaço no mercado.

Para além desses tipos de parceria, muitos outros podem ser feitos. Lembre-se que a parceria pode ser realizada de qualquer forma, desde que esteja acordada entre ambas as partes. Portanto, você pode fazer um acordo personalizado que contemple as suas necessidades.

Conclusão

Como vimos, uma parceria pode diminuir seus custos, aumentar sua produtividade, acelerar seu crescimento, aumentar o seu alcance, trazer mais reconhecimento para sua marca e te aproximar de muitos outros benefícios. 

Essa soma de forças pode ser muito benéfica, mas como explicamos, também pode trazer desvantagens. Por isso, antes de iniciar uma parceria, faça uma pesquisa de mercado, e tenha total conhecimento das variáveis que integram esse processo.

Quer solicitar uma pesquisa de mercado? Entre em contato com a UFABC Jr, nosso parceiro oficial!

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