Holding – vantagens e riscos do segmento

por | 15 mar 21 | Uncategorized | 0 Comentários

Para começar, devemos saber que uma holding é uma empresa que atua controlando outras companhias. Elas possuem participação majoritária as ações das empresas, mas não é um tipo de sociedade, mas sim uma forma de administração de grupos empresariais. 

E é muito fácil formar uma holding. As ações costumam ser compradas no mercado aberto e o consentimento dos acionistas da sociedade não é exigido. Além disso, é possível agrupar o capital das empresas que constituem a holding e suas subsidiárias, podendo realizar projetos de grande escala, voltados para aumentar a rentabilidade.

As holdings e subsidiárias ainda têm direito à economia de operações de grande escala, em que podem aproveitar vantagens de descontos baseados na quantidade de itens comprados. Uma holding também auxilia a manter o controle do grupo empresarial nas mãos do fundador. Os problemas de sucessão administrativa podem ser sanados com uma holding, já que é possível treinar os sucessores ou outros colaboradores da empresa para cargos de direção.

E falando em sucessão, os problemas relacionados a ela podem ser também minimizados através da holding, que proporciona uma melhor administração de bens, resguardando o patrimônio. Isso é uma das finalidades mais procuradas para evitar esse tipo de conflito.

Mas nem tudo são flores. Apesar dessas vantagens – e mais uma outra infinidade delas -, as holdings também apresentam diversos problemas, como o excesso de capitalização. Neste caso, os acionistas não teriam um retorno justo sobre o capital investido.

Há também o risco da concentração do poder econômico nas mãos de quem administra a holding e a manipulação, onde as informações sobre as subsidiárias podem ser utilizadas para ganhos pessoais (essas informações sobre o desempenho financeiro das subsidiárias podem ser utilizadas para fins de especulação).

Fraudes e desvios de poder também são problemas que podem ocorrer nas holdings, bem como o monopólio secreto, em que os concorrentes podem ser eliminados ou impedir a entrada de novas empresas.

Agora que você conhece mais um pouco dos prós e contras das holdings, você pode atuar ou se aprofundar neste ramo tão promissor.

Publicações relacionadas

Vamos falar sobre trabalho híbrido?

Ultimamente, mais precisamente nos 18 meses passados, a forma de trabalho mudou. A pandemia causada pelo novo coronavírus nos forçou a adotar diversas medidas de proteção, como o uso de máscaras, álcool em gel e também o distanciamento social. Em relação a esta...

ler mais

MEIs podem regularizar débitos até o dia 30 de setembro

O prazo para regularizar os impostos em aberto dos microempreendedores individuais (MEI) foi prorrogado pela Receita Federal para o dia 30 de setembro. O prazo anterior acabava na última terça-feira, dia 31/08. Os débitos podem ser regularizados através do Documento...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami