Sobre a maturidade organizacional

por | 21 jan 21 | Uncategorized | 0 Comentários

A maturidade é um estágio “adulto”, uma condição de plenitude ou de habilidade adquirida, o último termo de desenvolvimento. Todas essas definições nos levam a pensar sobre os processos da vida, trazendo à mente pessoas e relações humanas.

Mas a maturidade não se restringe apenas ao campo biológico. As empresas, assim como as pessoas e suas relações, também evoluem. Mas diferente do processo natural, em que o tempo e as experiências vão pautando a busca por essa condição plena, o lado dos negócios utiliza processos organizacionais que ajudam a estabelecer os objetivos da empresa. São rotinas e processos padronizados constantemente repetidos, que garantem melhores resultados em menor tempo, mais lucro e diversas melhorias.

Logo, a maturidade organizacional é o percentual em que todos esses processos se encontram, como se fosse uma escada em que os degraus levam sempre a patamares cada vez maiores. Uma empresa com uma boa maturidade organizacional é aquela em que se alcança a melhor qualidade nos resultados de suas ações, possuem um grau de risco menor e tem uma facilidade em seguir melhorando e entregando um trabalho melhor e mais consistente.

Um dos principais pontos para medir a maturidade organizacional da sua empresa é utilizar o Business Process Maturity Model (BPMM), padrão internacional de modelo de maturidade, que além de trabalhar os processos já existentes na empresa, auxilia fornecendo bases para outras mudanças. Lembre-se: o grau de conhecimento da maturidade da sua empresa é capaz de impactar no desempenho, qualidade, custos e outros aspectos.

Para finalizar, vamos deixar uma pergunta: você sabe qual é o nível de maturidade organizacional do seu negócio?

Publicações relacionadas

Vamos falar sobre trabalho híbrido?

Ultimamente, mais precisamente nos 18 meses passados, a forma de trabalho mudou. A pandemia causada pelo novo coronavírus nos forçou a adotar diversas medidas de proteção, como o uso de máscaras, álcool em gel e também o distanciamento social. Em relação a esta...

ler mais

MEIs podem regularizar débitos até o dia 30 de setembro

O prazo para regularizar os impostos em aberto dos microempreendedores individuais (MEI) foi prorrogado pela Receita Federal para o dia 30 de setembro. O prazo anterior acabava na última terça-feira, dia 31/08. Os débitos podem ser regularizados através do Documento...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami