A maturidade é um estágio “adulto”, uma condição de plenitude ou de habilidade adquirida, o último termo de desenvolvimento. Todas essas definições nos levam a pensar sobre os processos da vida, trazendo à mente pessoas e relações humanas.
Mas a maturidade não se restringe apenas ao campo biológico. As empresas, assim como as pessoas e suas relações, também evoluem. Mas diferente do processo natural, em que o tempo e as experiências vão pautando a busca por essa condição plena, o lado dos negócios utiliza processos organizacionais que ajudam a estabelecer os objetivos da empresa. São rotinas e processos padronizados constantemente repetidos, que garantem melhores resultados em menor tempo, mais lucro e diversas melhorias.
Logo, a maturidade organizacional é o percentual em que todos esses processos se encontram, como se fosse uma escada em que os degraus levam sempre a patamares cada vez maiores. Uma empresa com uma boa maturidade organizacional é aquela em que se alcança a melhor qualidade nos resultados de suas ações, possuem um grau de risco menor e tem uma facilidade em seguir melhorando e entregando um trabalho melhor e mais consistente.
Um dos principais pontos para medir a maturidade organizacional da sua empresa é utilizar o Business Process Maturity Model (BPMM), padrão internacional de modelo de maturidade, que além de trabalhar os processos já existentes na empresa, auxilia fornecendo bases para outras mudanças. Lembre-se: o grau de conhecimento da maturidade da sua empresa é capaz de impactar no desempenho, qualidade, custos e outros aspectos.
Para finalizar, vamos deixar uma pergunta: você sabe qual é o nível de maturidade organizacional do seu negócio?