Como funciona a Recuperação de Tributos?

por | 3 jun 19 | Uncategorized | 0 Comentários

Antes de entender como fazer a recuperação tributária é importante evidenciar a qualidade e a saúde fiscal de cada empresa, considerando desde o ambiente, passando pela adimplência e avaliando também a cultura empresarial no tocante a gestão tributária.
Qual a qualidade dos cadastros de produtos/serviços? O faturamento possui acompanhamento e tratamento prévio no quesito as regras básicas? Qual o nível de conhecimento das pessoas envolvidas no processo fiscal?
Se bem feitos e analisados dentro de um contexto amplo, por especialistas bem preparados, a empresa pode, de forma legal, obter um grande retorno monetário oriundo de restituições e reprocessamentos, que garantem segurança e rentabilidade fiscal nos processos realizados.

Origens de Recuperação de Tributos

Para uma recuperação tributária segura e com respaldo, é aconselhável que a mesma seja executada por intermédio de uma assessoria fiscal experiente nos processos de restituição/ressarcimento, em todas as esferas incidentes e passíveis de recuperação (Municipal, Estadual e Federal). Abaixo alguns gatilhos de recuperação, que podem variar entre a Esfera Administrativa (Sem a necessidade de atuação de um advogado tributarista) e a Esfera Judicial(Processo de restituição/ressarcimento que necessitam de respaldo judicial).
ü  REINTEGRA (Esfera Administrativa – Processo de ressarcimento oriundo de operações de exportação para compensação de tributos federais)
ü  e-CredAc (Esfera Administrativa – Processo de ressarcimento eletrônico baseado no acumulo de saldo de ICMS)
ü  Exclusão de ICMS na base de PIS/COFINS (Esfera Judicial – Processo de compensação de tributos federais baseado na bitributação de imposto estadual)
ü  Exclusão de ISS na base de PIS/COFINS (Esfera Judicial – Processo de compensação de tributos federais baseado na bitributação de imposto municipal)
Com base num levantamento eficaz e seguro, é possível analisar diversas oportunidades de contrapartidas que fortaleçam o caixa da empresa de forma arrojada e segura. Além disso, com uma assessoria fiscal especializada sua empresa pode diminuir gastos com tributos, pagando corretamente cada taxa e imposto do momento da revisão em diante.
As projeções de recuperação da economia e retomada do crescimento do Brasil, trazem uma perspectiva positiva para as empresas, a recuperação de tributos pode ser o combustível que a sua empresa precisa para que o movimento de retomada se inicie.
Procure uma assessoria fiscal que dê respaldo e segurança nos processos de restituição e compensação.
Procure a Juscon Assessoria Contábil!

Publicações relacionadas

Tem crédito na Nota Fiscal Paulista? Cuidado para não perder!

Essa é para quem tem créditos disponíveis na Nota Fiscal Paulista: os créditos liberados há mais de 12 meses pela Secretaria da Fazenda e Planejameno que não forem resgatados vão expirar. A alteração na regra, que permitia que os créditos fossem utilizados em um prazo...

ler mais

Feliz dia da micro e pequena empresa!

Hoje, dia 5 de outubro, comemoramos no dia da micro e pequena empresa. Você sabia que elas são responsáveis por 30% do PIB do país? E tem mais: elas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais do Brasil. São 53 milhões de pessoas (dados do Global...

ler mais

Hoje é Dia do Contador!

Hoje é dia 22 de setembro, também conhecido como Dia do Contador. O contador pode exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Além disso, ele também é o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami