Como funciona a Recuperação de Tributos?

por | 3 jun 19 | Uncategorized | 0 Comentários

Antes de entender como fazer a recuperação tributária é importante evidenciar a qualidade e a saúde fiscal de cada empresa, considerando desde o ambiente, passando pela adimplência e avaliando também a cultura empresarial no tocante a gestão tributária.
Qual a qualidade dos cadastros de produtos/serviços? O faturamento possui acompanhamento e tratamento prévio no quesito as regras básicas? Qual o nível de conhecimento das pessoas envolvidas no processo fiscal?
Se bem feitos e analisados dentro de um contexto amplo, por especialistas bem preparados, a empresa pode, de forma legal, obter um grande retorno monetário oriundo de restituições e reprocessamentos, que garantem segurança e rentabilidade fiscal nos processos realizados.

Origens de Recuperação de Tributos

Para uma recuperação tributária segura e com respaldo, é aconselhável que a mesma seja executada por intermédio de uma assessoria fiscal experiente nos processos de restituição/ressarcimento, em todas as esferas incidentes e passíveis de recuperação (Municipal, Estadual e Federal). Abaixo alguns gatilhos de recuperação, que podem variar entre a Esfera Administrativa (Sem a necessidade de atuação de um advogado tributarista) e a Esfera Judicial(Processo de restituição/ressarcimento que necessitam de respaldo judicial).
ü  REINTEGRA (Esfera Administrativa – Processo de ressarcimento oriundo de operações de exportação para compensação de tributos federais)
ü  e-CredAc (Esfera Administrativa – Processo de ressarcimento eletrônico baseado no acumulo de saldo de ICMS)
ü  Exclusão de ICMS na base de PIS/COFINS (Esfera Judicial – Processo de compensação de tributos federais baseado na bitributação de imposto estadual)
ü  Exclusão de ISS na base de PIS/COFINS (Esfera Judicial – Processo de compensação de tributos federais baseado na bitributação de imposto municipal)
Com base num levantamento eficaz e seguro, é possível analisar diversas oportunidades de contrapartidas que fortaleçam o caixa da empresa de forma arrojada e segura. Além disso, com uma assessoria fiscal especializada sua empresa pode diminuir gastos com tributos, pagando corretamente cada taxa e imposto do momento da revisão em diante.
As projeções de recuperação da economia e retomada do crescimento do Brasil, trazem uma perspectiva positiva para as empresas, a recuperação de tributos pode ser o combustível que a sua empresa precisa para que o movimento de retomada se inicie.
Procure uma assessoria fiscal que dê respaldo e segurança nos processos de restituição e compensação.
Procure a Juscon Assessoria Contábil!

Publicações relacionadas

Consultorias: os erros mais comuns

Entender as necessidades da empresa, otimizar os processos internos, reinventar modelos de negócios. São amplas as atribuições de uma consultoria, que nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais ativas nos negócios Brasil afora. E mesmo com toda a expertise para...

ler mais

Coworking segmentado: você já ouviu falar sobre eles?

Nos últimos tempos, todos nós temos ouvido falar sobre os coworkings e, consequentemente, aprendido um pouco sobre eles. São aqueles espaços compartilhados com diversas pessoas e empresas, de diferentes segmentos. E por falar em diferentes segmentos, você já ouviu...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami