Coworking: como começar?

por | 24 mar 21 | Uncategorized | 0 Comentários

Para começar, é necessário saber uma coisa: o coworking é um local onde possa desenvolver sua atividade profissional, seja por um curto ou longo período. E esse espaço deve ter pelo menos uma área compartilhada entre várias pessoas, que deve ser de acesso público, mas não livre. E as pessoas que estão lá devem estar para fins profissionais e não podem pertencer ao mesmo grupo.

Pronto, agora já temos uma ideia do que é um coworking. Esse tipo de espaço para trabalhar vem ganhando destaque nos últimos anos. E uma das coisas mais legais é reunir pessoas diferentes, de diversas empresas, de diversas atividades. É essa mistura de pessoas, diversidade e colaboração, que é a essência do coworking.

E como montar um coworking de sucesso? Obviamente, não basta apenas oferecer um local para que as pessoas possam compartilhar. É necessário fazer uma pesquisa de mercado antes de qualquer coisa. O motivo? Saber se ainda há espaço na sua cidade para mais um serviço desses? Será que existe procura por esse tipo de local de trabalho na sua região? Enfim, são dúvidas que precisam ser sanadas antes de colocar o seu plano em prática.

Outro passo importante é ter um planejamento financeiro. Veja qual a necessidade de investimento, o valor para capital de giro, custos fixos e variáveis, tudo isso ajudará na hora de definir o valor da mensalidade do seu coworking. Um outro passo tão importante quanto é definir o tipo de coworking que você irá oferecer. Alguns oferecem a locação de salas privativas, outros disponibilizam uma sala unificada com várias cadeiras e estações de trabalho coletivas. Em alguns casos, o espaço é voltado apenas para pessoas que trabalham sozinhas ou para salas maiores que abrigam empresas inteiras. Definir isso é fundamental.

Encontrar o lugar ideal nem sempre é tarefa fácil. Tenha em mente o tipo de coworking que você vai oferecer, para poder escolher o lugar certo para o seu empreendimento. Montar um projeto arquitetônico é indispensável, que auxiliará a otimizar melhor o seu espaço. E investir em decoração também é um passo importante, pois é ela que vai dar o clima do ambiente, deixando todos no espaço em sintonia, criando uma identificação que é de suma importância.

Agora que você sabe o que é e como começar, fala pra gente: qual é o seu coworking ideal?

Publicações relacionadas

5 passos para abrir meu negócio

Para a abertura de empresa é necessário muito mais que apenas uma boa ideia, antes de tudo, é preciso tomar ciência de toda a burocracia que será preciso enfrentar para a mesma começar a funcionar.   Saber de todos os documentos solicitados neste processo é...

ler mais

5 passos para ter um setor de cobrança eficaz

Ter um setor de cobrança eficaz pode ser decisivo para o sucesso de seu negócio e, neste post, nós ensinaremos como atingir esse objetivo. Confira! O setor de cobrança é o responsável por manter o fluxo de caixa da empresa organizado e garantir que os lucros...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami