Governo anuncia plano de renegociação de dívidas.

por | 23 mar 20 | Uncategorized | 0 Comentários


Medida valerá apenas para o contribuinte que tem débitos inscritos na dívida ativa da União

governo anunciou a abertura de uma renegociação de dívidas para empresas e pessoas físicas terem alívio financeiro nos meses mais agudos da pandemia do novo coronavírus. A renegociação valerá apenas para o contribuinte que tem débitos inscritos na dívida ativa da União. O parcelamento não engloba dívidas como o não pagamento de tributos correntes, mas já há uma pressão para o governo fazer um Refis.

A medida, antecipada pelo Estadão/Broadcast e confirmada nesta quarta-feira, 18, faz parte do pacote do ministro da Economia, Paulo Guedes, para administrar os impactos da crise no mercado.

Haverá um prazo de carência de três meses para o pagamento da primeira parcela, que vencerá no último dia útil de junho de 2020. Dessa forma, a terceira parcela da entrada será quitada em setembro.

O parcelamento poderá ser feito em 81 meses para as empresas em geral. Para as pessoas físicas, empresário individual, micro e pequenas empresas, o parcelamento poderá ser feito em 97 meses. Quem já tem dívida renegociada terá que pagar 2% na primeira parcela. O valor de entrada precisa ser pago para confirmar a adesão.

A nova renegociação será aberta com base na Medida Provisória (MP) 899, chamada MP do Contribuinte Legal. Ela precisa ser convertida em lei até 25 de março para continuar valendo – do contrário, o governo precisará suspender o programa.

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que administra a dívida ativa, também permitirá a suspensão por 90 dias do protesto de dívida. A exclusão de contribuintes que não tenham pago o parcelamento de tributos também ficará suspensa no mesmo prazo.

O procurador-geral da Fazenda NacionalJosé Levy, disse que medida é uma colaboração para o ambiente de negócios na travessia de uma crise que pode durar. “Um tempo não exatamente conhecido, por razões evidentes”, disse.

Publicações relacionadas

Consultorias: os erros mais comuns

Entender as necessidades da empresa, otimizar os processos internos, reinventar modelos de negócios. São amplas as atribuições de uma consultoria, que nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais ativas nos negócios Brasil afora. E mesmo com toda a expertise para...

ler mais

Coworking segmentado: você já ouviu falar sobre eles?

Nos últimos tempos, todos nós temos ouvido falar sobre os coworkings e, consequentemente, aprendido um pouco sobre eles. São aqueles espaços compartilhados com diversas pessoas e empresas, de diferentes segmentos. E por falar em diferentes segmentos, você já ouviu...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami