Hoje é Dia do Contador!

por | 22 set 21 | Uncategorized | 0 Comentários

Hoje é dia 22 de setembro, também conhecido como Dia do Contador. O contador pode exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Além disso, ele também é o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer empresa, exceto do Micro Empreendedor Individual (MEI). É responsável também por elaborar balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamentos e balancetes mensais. Mas isso são informações que você já conhece sobre a profissão. Mas e as curiosidades e particularidades dessa profissão, você conhece? Vamos lá!

Você sabia que as primeiras manifestações da contabilidade foram feitas pelos sumérios, em 2.000 a.C? E tem mais: algumas pessoas acreditam que a linguagem escrita foi desenvolvida por contadores primitivos.

Aqui no Brasil, a primeira regulamentação da profissão de contador se deu a partir da década de 1770, quando Dom José, o rei de Portugal, expediu uma carta de lei para todos os domínios portugueses. Entre diversas regulamentações, estava estabelecida a obrigatoriedade da matrícula de todos os guarda-livros na junta comercial.

Os primeiros cursos contábeis do Brasil surgiram em 1905, na Academia do Comércio do Rio de Janeiro e na Escola Prática de Comércio de São Paulo. No entanto, essas instituições não eram consideradas universidades na época, mas foram elas que deram origem aos estudos na área.

O símbolo da contabilidade

Muitas profissões possuem um símbolo. E com os contadores – e a contabilidade –, isso não é diferente. Neste caso, estamos falando do Caduceu de Mercúrio, o deus mensageiro da mitologia romana. O Caduceu é composto por um bastão de ouro, com duas serpentes entrelaçadas e duas pequenas asas na parte superior. Ele representa a boa conduta, o equilíbrio moral e diligência, e é utilizado na contabilidade como garantia de patrimônio das empresas, clientes e entidades nos procedimentos contábeis.

Contadores ou estudantes de Contabilidade famosos

Antes da fama, algumas personalidades conseguiram se formar ou estudaram contabilidade. Um desse famosos é bem conhecido do público brasileiro: o apresentador Silvio Santos. Ele se formou pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti e o conhecimento adquirido no cursou foi essencial para o melhor entendimento financeiro, que o ajudou a conquistar boa parte de sua fortuna.

Antes da carreira musical ser consolidada no rock, Mick Jagger cursou contabilidade por um período. Outra estrela do rock também passou pela área contábil: Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin. Mas assim como Mick Jagger, ele abandonou a área para seguir carreira com a banda.

Contadores no FBI

E quem mais contrata contadores no mundo? É o FBI, nos Estados Unidos. São cerca de 2 mil contadores nos corredores do Bureau, tudo para dar conta de todos os trâmites burocráticos do órgão do Departamento de Justiça americano.

Sabe de mais alguma curiosidade sobre essa profissão tão importante? Conta aqui pra gente!

Publicações relacionadas

Você conhece o PIX Troco e o PIX Saque?

O PIX já se tornou uma das principais formas de transações bancárias nos últimos tempos. O meio de pagamento eletrônico e instantâneo foi lançado no Brasil no dia 5 de outubro de 2020, e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Fazer transferências por meio...

ler mais

Vamos falar sobre trabalho híbrido?

Ultimamente, mais precisamente nos 18 meses passados, a forma de trabalho mudou. A pandemia causada pelo novo coronavírus nos forçou a adotar diversas medidas de proteção, como o uso de máscaras, álcool em gel e também o distanciamento social. Em relação a esta...

ler mais

MEIs podem regularizar débitos até o dia 30 de setembro

O prazo para regularizar os impostos em aberto dos microempreendedores individuais (MEI) foi prorrogado pela Receita Federal para o dia 30 de setembro. O prazo anterior acabava na última terça-feira, dia 31/08. Os débitos podem ser regularizados através do Documento...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami
Close Bitnami banner
Bitnami