Mapeamento de Processos: quais os seus benefícios e como ocorre na prática

por | 23 jun 22 | Uncategorized | 0 Comentários

Quando pensamos em mapeamento de processos pensamos em otimização de tempo e recursos. Parece simples, não é mesmo? A verdade é que muitas vezes as empresas se encontram viciadas ou até presas em alguns métodos e processos que não são eficientes há um tempo mas não sabem como transformá-los em algo que faça sentido para a realidade e cultura organizacional do negócio em questão.

A UFABC Jr, pensando nisso,  te ajuda com uma visão não viciada dos seus processos internos; mapeando, reestruturando e até implementando novos e inovadores processos que façam sentido e que não causem retrabalho e perda de dinheiro. 

Por que mapear processos internos da sua empresa?

A grande maioria das empresas atualmente estão focadas no pensamento a curto prazo e em soluções que tragam resultados mais rapidamente.

Porém, buscar resultados rápidos muitas vezes são apenas úteis em um período de tempo reduzido e podem causar dificuldades para o futuro da organização interna da empresa.

O mapeamento de processos serve para evitar a desorganização e consequente queda de produtividade, que gradativamente gera uma desmotivação dos colaboradores, além de proporcionar uma entrega melhor para o seu cliente, seja empresa ou pessoa física. 

Como é na prática o Mapeamento feito pela UFABC Jr.?

Focados sempre na entrega de resultados, o nosso serviço de Mapeamento de Processos passa por algumas etapas essenciais que tem como objetivo resultados duradouros e efetivos.

Deixando simples, existem 3 etapas principais: entendimento e construção do fluxo atual, estruturação do fluxo ideal e, por último, implementação dos processos. 

Entendimento e construção do fluxo atual:

Nessa fase do projeto, são realizadas entrevistas com os membros que atuam direto e indiretamente no processo em questão, para compreender na prática como os processos estão sendo feitos, pois muitas vezes o que está escrito no papel não é o que realmente ocorre.

Depois da coleta e análise de informações e dados do fluxo real, partimos para a construção do processo em modelo BPMN, uma metodologia que torna a análise do processo como um todo mais fácil, enxergando os reais gargalos que geram desperdícios.

Estruturação do fluxo ideal:

Assim que há a compreensão de como determinado processo realmente ocorre, a UFABC Jr. usa o fluxo real como insumo para a construção do fluxo ideal, buscando implementar metodologias de gestão de processos como Lean e PDCA, com propostas de melhoria e insights para tornar todo o processo otimizado, eficiente e automatizado. 

Essa etapa auxilia a empresa a manter as melhorias por mais tempo, pois ao documentar os processos otimizados é possível a passagem de conhecimento para os futuros colaboradores que farão as mesmas tarefas que já eram feitas antes. 

Implementação dos processos:

A última etapa tem como objetivo a definição e passagem dos pontos principais a serem seguidos e a serem evitados, com estratégias e boas práticas para a implementação de todas as propostas de melhorias e das metodologias.

Fazemos capacitação dos membros da equipe envolvida no processo e deixamos documentado de maneira clara e de fácil acesso para eventuais dúvidas pós implementação do processo. 

Ainda não acha que a sua empresa precisa de um mapeamento e otimização dos seus processos? 

São inúmeros os benefícios de um mapeamento de processos feito pela UFABC Jr, que vão desde evitar desperdícios e redução de custos até uma maior e mais clara compreensão dos processos da sua empresa, fornecendo um panorama geral e visual dos fluxos e funções de cada colaborador envolvido. 

Fonte: https://ufabcjr.com.br/mapeamento-de-processos-quais-os-seus-beneficios-e-como-ocorre/

Publicações relacionadas

Você sabe qual a Vantagem Competitiva da Sua Empresa?

Análise Teórica dos Modelos de Vantagem Competitiva de Michael E. Porter   professor da Harvard Business School Link do artigo de um dos artigos mais importantes sobre Vantagem Competitiva de SaaS (Software as a service) que é o vintage...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami