O que é necessário para ter um coworking de sucesso?

A essa altura, todo mundo conhece – pelo menos um pouco – os coworkings. São aqueles espaços compartilhados por empresas e outras pessoas, pensados especialmente para trabalhar.

Nos últimos anos, esse tipo de espaço cresceu bastante. No mundo, a estimativa é que existam cerca de 4.000 coworkings. Para utilizá-los, você pode contratar planos fixos, mensais ou até mesmo um plano de horas. Ali, você encontra uma estrutura de escritório, pronta para atender os mais diversos tipos de empresas e trabalhadores.

Mas entre tantas opções, como escolher apenas uma? Na verdade, sã diversos fatores que tornam um coworking um sucesso. Primeiro, é necessário definir um segmento. Os escritórios “multidisciplinares” são os mais comuns, sendo cerca de 75% do total destes espaços. Mas os coworkings de nicho estão ganhando cada vez mais espaço, tornando-se uma alternativa para pessoas que precisam de locais mais específicos para trabalhar.

Ter uma boa localização também é imprescindível. Leve em consideração fatores relevantes, como estar perto de estações de transporte público, estacionamentos, restaurantes ou outros locais que podem apresentar uma praticidade maior para o público. Pense também no ambiente: defina os espaços que serão montados e nos recursos necessários para manter esses ambientes.

Investir em design de interiores é uma ótima ideia. Disposição dos móveis, espaço, cores, iluminação, tudo isso influencia sobre a percepção do ambiente. Tudo pode incentivar a produtividade, como ter móveis de qualidade, afinal, conforto e segurança é fundamental em um coworking.

Possuir um bom espaço de convivência, com um ambiente confortável e descontraído, planos de locação flexíveis, serviços operacionais extras, como motoboy, correios ou até mesmo um coffe break, tem uma parcela bem grande no sucesso de um coworking. E não se esqueça: crie um bom plano estratégico. Sem ele, não adianta possuir o melhor espaço de todos.

Publicações relacionadas

Close Bitnami banner
Bitnami