Os 3 tipos de plano de negócios: em qual deles você se encaixa?

por | 23 maio 22 | Uncategorized | 0 Comentários

Muitas vezes quando pesquisamos na internet sobre “Plano de negócios”, não existe uma visão muito clara sobre o que realmente buscamos. Nesse caso, esse texto é para explicar, sem complicações, os vários tipos de Plano de Negócios, e como a UFABC Jr.* pode te ajudar com isso.

A busca por um plano de negócios pode ocorrer de três maneiras principais, podendo haver variantes entre elas:

A primeira pode ser definida como uma consolidação de ideia, ou seja, quando há apenas uma vaga noção do negócio, mas que acredita-se ser possível desenvolvê-la para um negócio lucrativo.

Já a segunda, envolve a estruturação e desenvolvimento de uma ideia em um negócio já existente e consolidado no mercado competitivo, em outras palavras, pode ser aquele novo serviço ou produto que a sua empresa quer lançar e precisa de um planejamento estratégico e assertivo para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

A última variante de Plano de Negócios é um plano para investidores, no qual o foco é fazer com que pessoas ou empresas investidoras acreditem na sua ideia tanto quanto nós acreditamos. Pensando nisso, a UFABC Jr trabalha e estuda diariamente para que nosso serviço de Plano de Negócios seja o mais completo. 

1) Plano de negócios para consolidação de ideias: 

Esse segmento é destinado a você que tem o desejo de abrir um comércio ou gostaria de lançar um produto no mercado, e tem várias ideias para isso mas ainda não conseguiu consolidar a sua ideia, ou não conseguiu decidir muito bem qual aplicar. É muito comum que uma pessoa com uma ideia disruptiva e inovadora não saiba por onde começar. Nesse sentido, a UFABC Jr. passa por todo esse processo de validação e pesquisa do mercado para compreender se faz sentido prosseguir com a estruturação ou se devemos adaptá-la. O uso de metodologias como 5 Forças de Porter e a Matriz BCG são importantes para fazer uma análise do mercado em que você deseja inserir seu futuro negócio.

A realização de pesquisas primárias e secundárias que podem ser feitas com o intuito de validação de demanda e/ou  análise de público também costuma ser recorrente e muitas vezes indicada pois, assim como citado previamente, sua ideia só será consolidada com sucesso se tiver aceitação do público alvo. Além disso, tais pesquisas podem ser úteis para identificar boas práticas e hábitos comerciais dos futuros concorrentes, sendo possível entender de maneira clara qual será seu diferencial em relação ao mercado já existente. 

2) Plano de negócios para estruturação e desenvolvimento de ideias: 

Esse plano é para você que já tem uma ideia do seu negócio ou produto e gostaria de estruturar seu plano de ação para analisar a sua viabilidade. Para isso, devemos estudar os fatores internos e externos envolvidos, esse estudo pode ser feito através do uso da metodologia SWOT, que analisa as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio.

Além disso, é necessário fazer um levantamento de todos os custos envolvidos tanto para o processo de abertura, quanto os custos fixos da sua empresa com o objetivo de ter clareza do quanto será necessário investir e poder estimar um possível lucro.  

Também é necessário ter um pleno conhecimento de todos players envolvidos, em outras palavras, é necessário conhecer todos os processos envolvidos para o funcionamento de seus negócios, para estimar se serão necessários fornecedores, o número de funcionários envolvidos entre outros. Nessa segmentação a análise de concorrentes também é importante, para adquirir boas práticas do mercados e também aquilo que não deve-se fazer no seu negócio.

3) Plano para Investidores

Nesse caso especificamente, buscamos, além de consolidar e estruturar a ideia do novo negócio, auxiliar durante todo o processo de busca e obtenção de investidores, focando em estratégias assertivas que captam capital para o desenvolvimento do projeto.  Em muitos casos, as ideias, além de precisarem de uma estruturação, precisam de recursos financeiros para sair do papel. Assim, a UFABC Jr. te acompanha durante todo o processo, com dicas para a apresentação e métodos de vendas e negociação, objetivando a abertura de portas e oportunidades para você.

Para além da distinção dos planos de negócio, é válido também elencar quais os principais benefícios de um projeto bem estruturado e consolidado pela UFABC Jr.: 

  • Compreensão de mercado: assim como citado previamente, o Plano de Negócios proporciona uma visão clara e objetiva do diferencial competitivo da ideia frente ao seu setor 
  • Projeção financeira: com um plano financeiro bem definido com as principais métricas e projeções de lucro, o seu futuro negócio já começa com menos chances de perder dinheiro.
  • Elaboração de estratégias assertivas: a UFABC Jr. desenvolve um plano com passo a passo com as melhores estratégias do mercado para garantir o sucesso do novo negócio, analisando dados quantitativos e qualitativos que possibilitam a execução de modo eficiente e prático. 

BÔNUS: Se você quiser se aprofundar ainda mais nas etapas que compõem um Plano de Negócios, você pode dar uma olhada nesse texto: https://ufabcjr.com.br/solucoes-em-plano-de-negocios/

Tem alguma ideia e vê dificuldade de tirá-la do papel? Entre em contato com a UFABC Jr!

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