Suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário – Reflexos no 13º Salário e Férias.

por | 19 nov 20 | Uncategorized | 0 Comentários

De acordo com a nota técnica publicada em 17/1120 – segue  abaixo o nova tratativa sobre:

 “Foi analisado os efeitos dos acordos de suspensão do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e de salário sobre o cálculo do 13º salário e das férias dos trabalhadores.

Assim, esclarecemos, de acordo com a referida Nota Técnica que, para fins de cálculo do décimo terceiro salário e da remuneração das férias e terço constitucional dos empregados beneficiados pelo BEm, não deve ser considerada a redução de salário de que trata a Lei nº 14.020/2020.

Os períodos de suspensão temporária do contrato de trabalho, nos termos da Lei nº 14.020/2020, não deverão ser computados como tempo de serviço para cálculo de 13º salário e de período aquisitivo de férias, salvo, quanto ao 13º salário, quando houver a prestação de serviço em período igual ou superior ao previsto no § 2º do art. 1º da Lei nº 4.090/1962.

Contudo, de acordo ainda com a Nota Técnica SEI nº 51520/2020/ME, não há nenhum impedimento de que as partes estipulem via convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho, acordo individual escrito, ou mesmo por liberalidade do empregador, a concessão de pagamento do 13º ou contagem do tempo de serviço, inclusive no campo das férias, durante o período da suspensão contratual temporária e excepcional (art. 8º, § 1º da Lei nº 14.020/2020).

Veja a íntegra da NOTA TÉCNICA SEI Nº 51520/2020/ME

Fonte: Editorial Cenofisco

Em resumo, para os funcionários com contratos suspensos mas que trabalharam pelo menos 15 dias dentro do mês tem direito a 1/12 avos referente a esses 15 dias trabalhados para cálculo do 13º salário.

Por Suéli Oliveira

Publicações relacionadas

Consultorias: os erros mais comuns

Entender as necessidades da empresa, otimizar os processos internos, reinventar modelos de negócios. São amplas as atribuições de uma consultoria, que nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais ativas nos negócios Brasil afora. E mesmo com toda a expertise para...

ler mais

Cuidados e dicas empresariais em tempos de pandemia

No último ano, o mundo se viu diante de um problema de escala inimaginável: a pandemia do Coronavírus. Desde então, o que mais tem se falado é sobre os desdobramentos que o vírus implicou em todas as esferas de nossas vidas, desde o cotidiano em casa até as relações...

ler mais

IRPF 2021 – Novas regras de obrigatoriedade:

Entrega de 1° de Março a 30 de AbrilRendimentos tributáveis cuja soma supera R$ 28.559,70 está obrigado a declarar;recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;Obteve, em qualquer mês, ganho...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami