A saúde ocupacional é uma área da saúde voltada especificamente para o trabalhador. Aqui, o intuito é prevenir doenças e outros problemas que podem surgir no ambiente de trabalho, além de focar na qualidade de vida dos funcionários, cuidando não só do bem-estar físico, mas também emocional.
As atribuições da saúde ocupacional de uma empresa estão além dos famosos exames de admissão e demissão de funcionários. Os exames periódicos, de retorno ao trabalho e de mudança de função estão entre as atividades da saúde ocupacional. Aliás, esse setor da empresa, que é obrigatório para empresas de pequeno, médio e grande porte, pode trazer diversos benefícios, como proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, redução de acidentes, doenças ocupacionais e maior qualidade de vida para os funcionários, entre outros.
Você pode implantar medidas de saúde ocupacional na sua empresa, como promover aulas de ginástica laboral, ficar atento aos problemas de ergonomia dos equipamentos do usados no ambiente de trabalho (sim, aquela cadeira que sempre acaba com as costas de alguém está inserida aqui) ou lançar uma campanha para alimentação saudável e/ou prática de atividades físicas.
A saúde ocupacional é uma alternativa fundamental para as empresas evitarem os problemas de saúde dos funcionários, prevenir acidentes e conscientizar sobre a utilização dos equipamentos de segurança – quando as atividades exigirem o uso destes.