BALCÃO ÚNICO: FACILIDADE PARA ABERTURA DE EMPRESAS

por | 3 fev 21 | Uncategorized | 0 Comentários

Abrir uma empresa no Brasil é um pouco trabalhoso. Por exemplo, para realizar todos os procedimentos de abertura em São Paulo ou no Rio de Janeiro, leva-se, em média, 17 dias. Isso para realizar os 11 procedimentos necessários, sendo que alguns deles eram em órgãos diferentes.

Esses são dados que ajudam a colocar o Brasil na 138ª posição no quesito abertura de empresas, entre 190 países avaliados pelo Banco Mundial.

Para agilizar o processo, o Ministério da Economia lançou, no último dia 20, o Balcão Único, sistema que tem como objetivo simplificar as aberturas de empresa no país. Por meio de um formulário digital, você poderá abrir sua empresa em apenas um dia, sem precisar ir até qualquer órgão público para isso.

O que é possível fazer virtualmente: receber as repostas necessárias da prefeitura, registro da empresa, obter o CNPJ e inscrições fiscais, realizar o desbloqueio do cadastro de contribuintes, recebimento de licenças (quando necessárias) e o cadastro dos empregados que serão contratados. Além disso, o sistema do Balcão Único vai permitir que os empreendedores realizem o cadastro dos empregados pelo e-social.

Toda essa agilidade e facilidade do Balcão Único está disponível, por enquanto, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em breve, o plano do Governo Federal é disponibilizar o sistema para o restante do país.

Publicações relacionadas

Parabéns, Juscon!

Garantir a segurança, agilidade e eficácia na administração de obrigações fiscais e assessoria contábil para os nossos clientes, transformando pessoas e empresas. Foi com essas diretrizes que a Juscon surgiu, em 1990, fundada por Juraci José Pereira. São 31 anos de...

ler mais

Vamos falar sobre planejamento sucessório?

Quando decidimos abrir uma empresa, logo aprendemos que temos que cumprir com diversas obrigações e arcar com responsabilidades que sequer imaginávamos. E uma dessas obrigações – ou responsabilidades, como queira – é tratar do planejamento sucessório. Mas o que é...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami