Quais impostos o empreendedor é obrigado a pagar?

por | 19 jul 19 | Uncategorized | 0 Comentários

Uma parte importante do financiamento corporativo que uma empresa deve considerar tem a ver com o pagamento de impostos. Os impostos são contribuições estabelecidas por lei, com diferentes direitos, obrigações de contribuições previdenciárias e com contribuições para melhorias.
Cada porte de empresa deve pagar um tipo de imposto, como o MEI, que é isento de algumas contribuições, mas no caso de empresas com grande porte as exigências de pagamento de taxas podem ser diferentes. Entenda mais a seguir:

Pagamentos de impostos das empresas

O pagamento de impostos é uma obrigação que todas as empresas carregam, nenhum negócio está a salvo desta exigência. Portanto, é importante saber o que seu empreendimento deve arcar com os tributos.
Como mencionado acima as exigências tributárias não são iguais para todas as empresas, elas são estabelecidas conforme o tipo de atividade e porte. A boa notícia é que há formas legais de reduzir os custos tributários, para isso você deve contar com a experiência de uma assessoria contábil.
Se a sua empresa se enquadra na categoria PME (Pequenas e Médias Empresas), é possível que possa aderir ao Simples Nacional. Através dele os impostos podem ser cobrados todos juntos, que são: RPJ, CSLL, o PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e INSS.
Mas se o seu negócio arrecada o valor aproximado de 4,8 milhões ela será classificada de outra forma e neste caso o Simples Nacional não se encaixa na cobrança. Nesta categoria se cobra no regime de Lucro Real ou Presumido.
É necessário pagar corretamente os impostos para evitar problemas futuros, e para que isso não aconteça o recomendado é ter a consultoria tributáriade uma empresa de contabilidade especializada. Só assim a empresa conseguirá reduzir os valores dos tributos e ainda se manter regularizada ao cumprimento da lei.
Meta: O pagamento de tributos é uma obrigatoriedade que toda empresa deve arcar. Mas cada tipo de empresa paga um determinado imposto de acordo com a sua categoria.

Publicações relacionadas

Consultorias: os erros mais comuns

Entender as necessidades da empresa, otimizar os processos internos, reinventar modelos de negócios. São amplas as atribuições de uma consultoria, que nos últimos tempos, têm se tornado cada vez mais ativas nos negócios Brasil afora. E mesmo com toda a expertise para...

ler mais

Coworking segmentado: você já ouviu falar sobre eles?

Nos últimos tempos, todos nós temos ouvido falar sobre os coworkings e, consequentemente, aprendido um pouco sobre eles. São aqueles espaços compartilhados com diversas pessoas e empresas, de diferentes segmentos. E por falar em diferentes segmentos, você já ouviu...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami