Quais impostos o empreendedor é obrigado a pagar?

por | 19 jul 19 | Uncategorized | 0 Comentários

Uma parte importante do financiamento corporativo que uma empresa deve considerar tem a ver com o pagamento de impostos. Os impostos são contribuições estabelecidas por lei, com diferentes direitos, obrigações de contribuições previdenciárias e com contribuições para melhorias.
Cada porte de empresa deve pagar um tipo de imposto, como o MEI, que é isento de algumas contribuições, mas no caso de empresas com grande porte as exigências de pagamento de taxas podem ser diferentes. Entenda mais a seguir:

Pagamentos de impostos das empresas

O pagamento de impostos é uma obrigação que todas as empresas carregam, nenhum negócio está a salvo desta exigência. Portanto, é importante saber o que seu empreendimento deve arcar com os tributos.
Como mencionado acima as exigências tributárias não são iguais para todas as empresas, elas são estabelecidas conforme o tipo de atividade e porte. A boa notícia é que há formas legais de reduzir os custos tributários, para isso você deve contar com a experiência de uma assessoria contábil.
Se a sua empresa se enquadra na categoria PME (Pequenas e Médias Empresas), é possível que possa aderir ao Simples Nacional. Através dele os impostos podem ser cobrados todos juntos, que são: RPJ, CSLL, o PIS, COFINS, IPI, ICMS, ISS e INSS.
Mas se o seu negócio arrecada o valor aproximado de 4,8 milhões ela será classificada de outra forma e neste caso o Simples Nacional não se encaixa na cobrança. Nesta categoria se cobra no regime de Lucro Real ou Presumido.
É necessário pagar corretamente os impostos para evitar problemas futuros, e para que isso não aconteça o recomendado é ter a consultoria tributáriade uma empresa de contabilidade especializada. Só assim a empresa conseguirá reduzir os valores dos tributos e ainda se manter regularizada ao cumprimento da lei.
Meta: O pagamento de tributos é uma obrigatoriedade que toda empresa deve arcar. Mas cada tipo de empresa paga um determinado imposto de acordo com a sua categoria.

Publicações relacionadas

Tem crédito na Nota Fiscal Paulista? Cuidado para não perder!

Essa é para quem tem créditos disponíveis na Nota Fiscal Paulista: os créditos liberados há mais de 12 meses pela Secretaria da Fazenda e Planejameno que não forem resgatados vão expirar. A alteração na regra, que permitia que os créditos fossem utilizados em um prazo...

ler mais

Feliz dia da micro e pequena empresa!

Hoje, dia 5 de outubro, comemoramos no dia da micro e pequena empresa. Você sabia que elas são responsáveis por 30% do PIB do país? E tem mais: elas são responsáveis por mais da metade dos empregos formais do Brasil. São 53 milhões de pessoas (dados do Global...

ler mais

Hoje é Dia do Contador!

Hoje é dia 22 de setembro, também conhecido como Dia do Contador. O contador pode exercer funções ou prestar serviços nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. Além disso, ele também é o responsável pelas rotinas contábeis de qualquer...

ler mais
Close Bitnami banner
Bitnami